A Ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, participou, recentemente, como oradora convidada do Breakfast da Muhatu by Ukembo, iniciativa inserida na conferência Angola Oil & Gas 2025. O encontro, realizado sob o lema “Liderança que Transforma – Inclusão, Inovação e Sustentabilidade no Futuro Energético de Angola”, foi promovido pela Rede de Mulheres da Sonangol (Ukembo), em parceria com a associação Muhatu, com o objectivo de reforçar a relevância da participação feminina na indústria extractiva.
Na sua intervenção, a governante recordou o início do seu percurso profissional na Sonangol, onde nasceu o interesse pelo Mercado de Capitais, sublinhando o contributo da petrolífera na formação de quadros nacionais.
Vera Daves de Sousa abordou ainda a importância do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e destacou a estabilidade familiar como factor essencial para a realização individual e colectiva. Encerrando a sua participação, apelou à resiliência e solidariedade das mulheres do sector, incentivando-as a contribuir, com dedicação, humildade e integridade, para uma indústria energética mais inclusiva e promotora do desenvolvimento sustentável do país.