O Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano Foinaugurou neste sábado 06 de setembro, no município do Sacomar, província do Namibe, a fábrica Olombi, destinada à produção de fertilizantes e compostos para a agricultura. A unidade fabril, inaugurada pelo Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, terá uma capacidade anual de mais de 100 mil toneladas.
O investimento, avaliado em 19 milhões de dólares, resulta de uma parceria entre o grupo empresarial China Agronegócios, Lda. e a Chinahyway. A fábrica já garantiu mais de 15 postos de trabalho, com a previsão de atingir 110 empregos, maioritariamente ocupados por mão de obra nacional.
Na ocasião, o Ministro de Estado destacou o carácter estratégico do empreendimento para a segurança alimentar e a diversificação da economia. Sublinhou ainda que a iniciativa vai reduzir a dependência do país em relação à importação de fertilizantes e reforçar a autonomia, contribuindo para uma melhoria significativa da produção agrícola local e regional.