O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, procedeu, na tarde de sexta-feira, 31 de outubro, à entrega da Proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o exercício económico de 2026 à presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O documento está avaliado em 33,2 biliões de kwanzas, o que representa uma redução de 4,1% em relação ao orçamento de 2025, e tem como referência o preço médio de 61 dólares por barril de petróleo. Durante o acto, Carolina Cerqueira referiu que a Proposta segue agora para apreciação na generalidade pelos deputados, seguindo-se depois a fase da especialidade, que contará com o contributo dos parceiros sociais e das comunidades orçamentais.
O objectivo, segundo a presidente do parlamento , é garantir que o orçamento entre em execução em janeiro, promovendo o desenvolvimento do país e o bem-estar dos cidadãos. Em declarações à imprensa, o Jose de Lima Massano destacou que o OGE 2026 representa “uma mudança estruturante”, ao incluir, pela primeira vez, uma contribuição expressiva do sector não petrolífero na estrutura das receitas do Estado, resultado do processo de diversificação da economia nacional.


