O Governo de Angola aprovou, durante a 10.ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, a criação do “Conselho de Coordenação da Actividade Económica”, uma nova entidade que terá como objectivo garantir o equilíbrio e a transparência no ambiente de negócios do país.
Com esta decisão, o Executivo anunciou a extinção do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação (INADEC) e a reformulação da Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA), no âmbito da estratégia de Reforma do Sistema de Inspecção Económica.
A informação foi avançada pelo secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, no final da reunião orientada pelo Chefe de Estado, João Lourenço. Pedro Fiete sublinhou que as autoridades policiais não possuem competência para realizar inspecções económicas, função que passará a ser exclusivamente assegurada pelos órgãos especializados.
A nova entidade deverá entrar em funcionamento em janeiro de 2026, consolidando a reorganização das estruturas de supervisão e inspecção económica em Angola.































































