O Conselho Superior Desportivo da União Africana (AUSC Região 5) realizou, de 22 a 24 de Outubro, a Sessão de Indução do Comité Regional de Organização (ROC 2025), sob o lema “Das Regras à Renovação”, num encontro que marcou o início de uma nova etapa de governação e transparência no desporto africano. Presidida pelo CEO da Região 5, Stanley Mutoya, a reunião contou com a presença de peritos, coordenadores e representantes dos países-membros, tendo como objectivo consolidar a ética, a disciplina e a visão partilhada na liderança desportiva.
“A governação desportiva moderna exige mais do que entusiasmo; exige disciplina, ética e visão partilhada. Defendemos as regras porque as regras defendem a nossa integridade”, afirmou Stanley Mutoya.
Durante os três dias de trabalhos, o ROC analisou as Regras Gerais dos Jogos da Região 5, destacando prioridades como igualdade de género, salvaguarda da juventude e industrialização do desporto. Entre as principais decisões, constam a institucionalização de induções anuais obrigatórias, a criação do Programa de Apoio às Confederações (CAP) e a padronização das cerimónias oficiais como expressão da identidade africana. O Director de TIC, Comunicação Institucional e Imprensa do MINJUD, Edgar Leandro, representou Angola e defendeu a transformação do desporto em motor económico e social.
“O futuro da Região 5 depende da nossa capacidade de transformar eventos em ecossistemas produtivos. A nossa missão é clara: unir, industrializar e internacionalizar o desporto africano”, destacou.
A filosofia Ubuntu norteou as reflexões, promovendo uma liderança partilhada e intergeracional. No encerramento, Edgar Leandro apelou à consolidação de uma cultura institucional baseada em disciplina, confiança e orgulho africano.
A sessão encerrou com a reafirmação do compromisso colectivo rumo aos Region 5 Youth Games Maputo 2026, simbolizando uma viragem histórica na consolidação do desporto africano.

































































