Luanda acolheu, nesta terça-feira, 14 de outubro, o Fórum Nacional de Água e Saneamento (FONAS 2025), num dos auditórios da Universidade Católica de Angola, com o objetivo de analisar os principais desafios e oportunidades do sector da Água, Saneamento e Higiene (ASH) no país.
A sessão de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para as Águas, António Rodrigues Belsa da Costa, que destacou a importância do fórum como uma plataforma de diálogo e concertação para o fortalecimento das políticas públicas do sector.
O encontro, que decorre até hoje, 15 de outubro, insere-se no roteiro preparatório da Reunião Mundial de Ministros do Sector de Água, Saneamento e Higiene, promovida pela parceria internacional SWA – Sanitation and Water for All, a realizar-se em Madrid, nos dias 22 e 23 de outubro de 2025.
Na ocasião, o Secretário de Estado para a Acção Climática e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares, em representação da ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho Pereira, sublinhou a necessidade de uma gestão sustentável dos recursos hídricos, alinhada com os objectivos de desenvolvimento do país.