A 2.ª Cimeira União Africana – Comunidade do Caribe (CARICOM) foi aberta este domingo, em Adis Abeba, na sede da organização continental africana, sob o lema “Parceria Transcontinental na busca da justiça reparatória para os africanos e afrodescendentes através de reparações”.
O Presidente da República e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, dirige os trabalhos da reunião de alto nível, que decorre quatro anos após a realização da primeira edição, organizada em plena pandemia da COVID-19, em formato virtual.
Na sessão de abertura, João Lourenço proferiu o discurso inaugural, ao lado de outras cinco intervenções, incluindo a do Primeiro-Ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, que defendeu o reforço das facilidades de circulação entre África e Caribe e a dinamização do comércio bilateral.
Entre as mensagens transmitidas, destacou-se a valorização da herança comum entre os dois blocos. “O que no passado foi uma tragédia devastadora, como a escravatura, hoje tem de ser visto como uma ponte transcontinental”, afirmou um dos oradores.