Nos Estados Unidos da América, o ministro das Relações Exteriores, Téte António, apresentou esta quinta-feira, 19 de setembro, as linhas orientadoras da política externa de Angola e destacou os principais eixos da cooperação bilateral com os Estados Unidos. A intervenção decorreu na Universidade de Lincoln, na Pensilvânia, e teve como foco áreas como educação, ensino superior e empreendedorismo.
Convidado de honra da instituição, Téte António proferiu a palestra subordinada ao tema “Uma Visão Pan-Africana para Parcerias Estratégicas com a Universidade e Faculdades Historicamente Negras”. Perante uma audiência composta por representantes políticos, académicos, estudantes e membros da sociedade civil norte-americana, o chefe da diplomacia angolana partilhou a sua visão sobre a paz e o desenvolvimento em Angola e em África.
O governante abordou ainda os desafios e oportunidades que se apresentam no continente africano, com destaque para a região da SADC, nas vertentes políticas, socioeconómicas e ambientais. Os participantes tiveram contacto com a trajectória histórica de Angola, desde o período colonial até à independência, bem como com os esforços em curso para impulsionar o crescimento económico.