No âmbito das comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, o Presidente da República, João Lourenço, vai condecorar a título póstumo o general João Baptista de Matos com a Medalha da Palma Militar, uma das mais altas distinções do Estado angolano no domínio da defesa e segurança.
João de Matos foi o primeiro Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMGFA) e uma figura incontornável da história militar do país. Faleceu em 2017, aos 62 anos.
Nascido a 30 de maio de 1955, na província do Uíge, ingressou nas extintas FAPLA em 1974, ano da independência. Formou-se em ciências militares entre 1983 e 1987 na prestigiada Academia Militar de Frunze, na então União Soviética.
Ao longo da sua carreira, exerceu funções de elevada responsabilidade, tendo sido comandante de companhia, de batalhão e de forças especiais. Foi também director de inteligência militar e comandante geral.
A condecoração será atribuída em cerimónia solene integrada no programa oficial das celebrações do cinquentenário da Independência, como reconhecimento do seu contributo ímpar para a paz, unidade e estabilidade de Angola.