O Presidente da República de Angola e líder em exercício da União Africana, João Lourenço, apelou ao reforço do multilateralismo e destacou a importância de uma cooperação económica mais sólida entre África e as Caraíbas, baseada em acções práticas e exequíveis.
Na sua intervenção, sublinhou a necessidade de maior coesão entre os países envolvidos, bem como a superação de barreiras estruturais. Defendeu também a diversificação económica como caminho essencial para reduzir a dependência das matérias-primas.
João Lourenço insistiu ainda na valorização dos recursos naturais, frisando que a exportação em bruto deve ser substituída por estratégias de agregação de valor que fortaleçam as economias locais.
Apesar das fortes ligações históricas e culturais entre África e as Caraíbas, o Chefe de Estado observou que os níveis de comércio e investimento permanecem muito abaixo do potencial existente.
Assim, reiterou a urgência de transformar afinidades em parcerias económicas concretas que contribuam para o desenvolvimento sustentável das duas regiões.