O Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, orientou esta segunda-feira, 22 de setembro , em Nova Iorque, uma reunião de alto nível dedicada à saúde em África, no quadro do Comité do África CDC de Chefes de Estado e de Governo.
O encontro avaliou a robustez dos sistemas de saúde no continente, o financiamento do sector e, sobretudo, os desafios da produção local de vacinas e medicamentos, de forma a garantir maior capacidade de resposta a emergências sanitárias como surtos e epidemias.
No seu discurso de abertura, João Lourenço reafirmou o compromisso dos 55 Estados-Membros da União Africana em fortalecer a soberania sanitária, investir em produção farmacêutica local e consolidar o papel do África CDC na segurança de saúde pública.
O Chefe de Estado destacou ainda os esforços de Angola no reforço da indústria farmacêutica nacional, na criação de laboratórios e centros de operações de emergência, bem como o investimento de cinco milhões de dólares no Fundo Africano para Epidemias.