Decorre desde segunda-feira, 22 de Setembro, no Campus Universitário da Catumbela, província de Benguela, o Curso de Capacitação em Reanimação Neonatal e Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco, promovido no âmbito da Cooperação Técnica entre os Governos de Angola e do Brasil.
A iniciativa é organizada pela Unidade de Implementação do Projecto de Formação dos Recursos Humanos em Saúde (PFRHS-UIP), através do Ministério da Saúde de Angola, em parceria com a Sociedade Angolana de Pediatria (SAP) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Conta ainda com o apoio técnico da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde do Brasil, e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE).
Participam na formação 104 profissionais de saúde dentre médicos, enfermeiros e técnicos, provenientes de várias unidades hospitalares de Benguela e de outras regiões do país. Durante três dias, os formandos recebem conteúdos actualizados e realizam simulações práticas em áreas críticas como a reanimação neonatal e o transporte de recém-nascidos de alto risco.
O programa incluiu, a 23 de Setembro, o Curso de Reanimação Neonatal; a 24, o Curso de Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco; e, a 25, uma sessão de formação de instrutores, complementada por visita técnica ao município do Lobito.
Na véspera da abertura oficial, a equipa formadora foi recebida pela vice-governadora provincial para a Área Política e Social, Cátia Catchuco, que reafirmou o compromisso do Governo Provincial de Benguela com a saúde materno-infantil.
Segundo os organizadores, esta é a primeira vez que o curso é realizado em Angola, representando um marco na consolidação das estratégias nacionais de capacitação técnica e no reforço da assistência neonatal.



