O Executivo angolano lançou, na sexta-feira, 3 de outubro, o “Programa Nacional para o Desenvolvimento das Vilas Piscatórias”, com um investimento superior a 800 milhões de kwanzas, com início previsto para este ano. A informação foi avançada pela Ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto dos Santos, à margem da 9ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, liderada pelo Presidente da República, João Lourenço, em Luanda.
O programa visa transformar as condições de vida das comunidades piscatórias em Angola, priorizando a criação e requalificação de infra-estruturas cruciais para o desenvolvimento sustentável do sector. Nesta fase inicial, o programa vai focar-se em cinco localidades prioritárias, incluindo Egipto Praia, Equimina na província de Benguela e Lagoa Dilolo na província do Cuanza-Norte, que receberão intervenções urgentes.
Segundo a ministra, o programa assenta em três pilares fundamentais: social, com o objectivo de valorizar a pesca artesanal e assegurar a segurança alimentar; económico, através da expansão e melhor gestão dos centros de pesca; e ambiental, promovendo a transformação sustentável dos produtos do mar.