O Ministério do Interior de Angola vai lançar este mês o programa “Estradas sem Mortes”, com o objectivo de reduzir a sinistralidade rodoviária no país. A iniciativa foi anunciada pelo ministro Manuel Homem, após a 2.ª reunião extraordinária do Conselho Nacional de Viação e Ordenamento do Trânsito.
O programa “Estradas sem Mortes” tem como objectivos principais: Reduzir em 20% os acidentes com vítimas mortais e feridos, aumentar a fiscalização em 70%, o maior controlo em áreas urbanas e mais acções de sensibilização dirigidas a condutores e peões.
O programa será implementado de forma transversal, envolvendo outros ministérios e governos provinciais. As medidas incluem a reavaliação dos exames de condução, reforço da fiscalização, atenção à condição técnica das viaturas.
Segundo o Ministério do Interior, os acidentes rodoviários continuam a ser a segunda causa de morte no país. Um levantamento recente identificou mais de 400 pontos críticos nas estradas, associados ao mau estado das infra-estruturas, condução inadequada e deficiências na sinalização.