A Polícia Nacional garantiu que, durante as celebrações do Natal, a situação de segurança pública no país se manteve estável, vivida com relativa tranquilidade em todo o território nacional. A garantia foi dada esta quinta-feira, 25 de dezembro de 2025, pelo porta-voz do Posto de Comando Superior da “Operação Sentinela”, subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues, no acto de apresentação do balanço preliminar referente ao período compreendido entre às zero horas do dia 24 e às 12 horas de 25 de dezembro, realizado na Unidade de Reacção e Patrulhamento (URP), em Luanda.
Segundo o responsável, durante a quadra festiva foram detidos 117 cidadãos, dos quais 75 em flagrante delito. No mesmo intervalo de tempo, registaram-se 33 acidentes de viação, que resultaram em 11 mortos e 59 feridos, provocados, essencialmente, por excesso de velocidade, ultrapassagens irregulares e condução sob efeito do álcool.
Na ocasião, o subcomissário Mateus Rodrigues indicou ainda a província de Luanda como a região com maior número de ocorrências criminais. Apesar disso, considerou positivo o quadro geral da segurança pública, tendo em conta a redução de 23 crimes em relação ao período homólogo de 2024, mesmo com o registo de 119 delitos participados.

