Angola registou um aumento de 8,5 por cento na produção agrícola durante a campanha 2024-2025, alcançando mais de 30,5 milhões de toneladas de produtos diversos. O resultado, anunciado esta sexta-feira, 24 de outubro, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, em representação do Presidente da República, durante a abertura do Ano Agrícola 2025-2026 em Camanongue, província do Moxico, reflecte o investimento contínuo do Executivo na modernização do sector e no apoio aos produtores nacionais.
De acordo com o governante, a produção de cereais atingiu 3,7 milhões de toneladas, com um crescimento superior a 250 mil toneladas face à campanha anterior, destacando-se culturas como a mandioca, batata-doce, milho, feijão e hortícolas. Massano salientou que o sector agrícola já representa cerca de 19 por cento da produção nacional, contra 13 por cento em 2017, com uma taxa média de crescimento anual de seis por cento.
O ministro anunciou, ainda, o lançamento do projecto “Nosso Grão”, inserido no “PlanaGrão”, que visa fortalecer a produção de arroz e trigo para abastecer a Reserva Estratégica Alimentar. Envolvendo produtores familiares de várias províncias, a iniciativa reforça o papel da agricultura na diversificação económica, que actualmente sustenta 3,2 milhões de famílias e impulsionou um aumento de 60 por cento no processamento de alimentos nos últimos 12 meses.































































